quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Pastoral da Juventude


Não deixe de confere o segunda Cristoteca em Aratuba se o primeiro foi bom imagine o segund
Ingressos A vendas  com os Agentes da PASTORAL da JUVENTUDE na Secretaria Paroquial

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O ANO DA FÉ



Estamos iniciando o Ano da Fé, mas muitas pessoas se perguntam: O que é isso?
  O Ano da Fé é uma proposta do Papa Bento XVI para toda a Igreja, com o objetivo de incentivar os cristãos a conhecerem melhor as razões da sua própria fé.
O Ano da Fé não é para os outros, isto é, para aqueles que não fazem parte da nossa Igreja, ele é para todos nós que fazemos parte dela, pois muitos de nós não temos consciência de que pusemos Deus de lado, valorizando mais as coisas do mundo e perdendo a nossa identidade cristã.
Muitos participam da comunidade da Igreja apenas para obter os sacramentos como meio de manter uma tradição, mas sem levar em conta o compromisso que os sacramentos carregam consigo.
O Ano da Fé é para todas as pessoas, sobretudo os jovens, os adultos, os pais, os avós, homens e mulheres que aos poucos foram esquecendo que Deus nos ama muito e que está conosco cada dia, ansiando para que vivamos felizes, dando testemunho do seu amor no dia a dia da nossa vida. O Ano da Fé é uma oportunidade para redescobrir a alegria de crer em Deus e de encontrar a melhor forma de viver no seu Amor.
As Dioceses e Paróquias estão programando vários momentos de oração, de estudo e de reflexão para que todos possam conhecer melhor Jesus Cristo e o seu Evangelho. São propostas de formação e de celebração para atingirem grande número de pessoas. Propostas de participação para todas as idades: momentos de estudo e de reflexão, celebrações e tempos de oração na comunidade e na família.
Será um ano especial para professar a nossa fé e poder proclamar com toda a convicção o nosso “CREDO”  isto é: “EU CREIO”.                                                                         

domingo, 28 de outubro de 2012

Dia Nacional da Juventude 2012

          Com o tema "Juventude e Vida" e lema "Que a vida vale a pena ser vivida", o Dia Nacional da Juventude - DNJ2012 é comemorado hoje em todo o Brasil. O texto bíblico escolhido para este ano para nortear as reflexões é Eu vim para que todos tenham vida ( João 10,10). O tema, lema e texto bíblico foram escolhidos por uma equipe de jovens, após aprofundarem o estudo sobre a realidade juvenil e à luz da Campanha da Fraternidade de 2013.       
          Este ano em que toda a juventude católica se prepara para o encontro com o papa na Jornada Mundial da Juventude em 2013, está acontecendo vários eventos preparatórios em todo o Brasil com o "Bote Fé", que movimentam toda a juventude católica, o DNJ 2012 é mais uma forte preparação, para esses católicos que são o futuro da igreja
        
       O Dia Nacional da Juventude é comemorado em todo o país, geralmente em outubro, desde 1985. É um grande evento para refletir sobre os principais problemas que afetam os jovens e também para celebrar a vida.
 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

DNJ-Dia Nacional da Juventude

No dia 28 de Outubro, Paroquia N. Sra. Conceição- Guaramiranga-CE convida você para Dia da Juventude com o TEMA: "Tua fé te salva" (mt 9,22) . Com muita alegria, louvor, pregação, adoração ao santissimo, dança, teatro caminha com a cruz , confissão e santa missa. Você não vai fica de fora dece evento feito com muito carinho só pra você. Hora 08 ás 15:00 em Guaramiranga. Mas informações lig:96286626 fala co Nildo ou na secretaria paroquia São Francisco de Paula.

sábado, 20 de outubro de 2012

Mensagem ao Jovem


“Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento.” (Ec. 12.1)
Quero trazer uma mensagem voltada para os jovens cristãos, pois sabemos que os jovens são a grande força e o futuro da Igreja, como também o futuro das demais áreas a serem ocupadas na sociedade.
O que Salomão está nos ensinando através dessa passagem? Ele diz: “lembra do teu Criador nos dias da tua mocidade…” Está querendo expressar que o período da nossa vida onde temos maior disposição, energia, vigor, no qual estamos no auge da condição física, é o tempo da juventude.
Sabemos que um jovem quando determina fazer algo e coloca isso na sua cabeça, ninguém pode barrá-lo ou impeli-lo; ele não mede esforços para conquistar ou pôr em prática seus planos. E o versículo ensina que é nesse momento da vida de um homem, na juventude, tempo de toda essa disposição, que devemos gastá-lo com Deus. Lançar toda essa energia e determinação nas coisas de Deus e na sua Palavra. Essa deveria ser a principal meta da juventude cristã: adquirir bagagem, conhecimento de Deus, experiências com Ele, adquirir profundo conhecimento bíblico, gastar horas em oração, começar a desenvolver um ministério, crescer à imagem de Cristo, ser um autêntico discípulo dele. Mas não é isso que tem acontecido com a juventude moderna. Eles estão envolvidos em inúmeras situações que não estão totalmente voltadas para Deus, tais como:

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Recomeço

Tem coisas que não dá pra falar...
Tem coisas que não se pode falar...
Tem coisas que só é possível viver!
Tem coisas que você parece não perceber!

Que enquanto viver sempre há possibilidade de um recomeço;
Recomeçar... Tudo novamente, tudo novo...
Novos sonhos, novos projetos, uma nova vida.
Um retorno da sensação de como é bom viver.

Mesmo que o impossível se apresente com seus dentes a ranger;
Mesmo que as circunstâncias digam que tudo virá acompanhado do sofrer;
Mesmo que o sol se esconda e as trevas me amedrontem;
Mesmo que seu olhar eu não fite por medo...
Medo de descobrir que a luz que vejo neles é apenas o reflexo do sol que se vê nos meus.

Mas nenhum medo pode me impedir de acreditar,
Pois a força deste medo não se compara a força da minha esperança, dos meus sentimentos. É covardia... Duelo desigual.
Mesmo que tudo diga que “não” continuo acreditando no “sim” que virá;
Acompanhado de uma alegria contagiante, de sonhos em comum, de um “sim” a um desafio, de uma vida que não terá fim.DESEJO A TODOS UM  BOA SEMANA

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Padoeira do Brasil


Nossa Senhora da Conceição Aparecida
                                             

Com muita alegria nós, brasileiros, lembramos e celebramos solenemente o dia da Protetora da Igreja e das famílias brasileiras: Nossa Senhora da Conceição Aparecida.


A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto (MG).


Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram.


Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu, onde lançaram as redes e apanharam uma imagem sem a cabeça, logo após, lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça, em seguida lançaram novamente as redes e desta vez abundantes peixes encheram a rede.


A imagem ficou com Filipe, durante anos, até que presenteou seu filho, o qual usando de amor à Virgem fez um oratório simples, onde passou a se reunir com os familiares e vizinhos, para receber todos os sábados as graças do Senhor por Maria. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil.


Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Mas o número de fiéis aumentava e, em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha).


No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.


O Papa Pio X em 1904 deu ordem para coroar a imagem de modo solene. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Grande acontecimento, e até central para a nossa devoção à Virgem, foi quando em 1929 o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, com estes objetivos: o bem espiritual do povo e o aumento cada vez maior de devotos à Imaculada Mãe de Deus.


Em 1967, completando-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário de Aparecida a Rosa de Ouro, reconhecendo a importância do Santuário e estimulando o culto à Mãe de Deus.


Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo e o número de romeiros foi aumentando cada vez mais. A primeira Basílica tornou-se pequena. Era necessária a construção de outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Por iniciativa dos missionários Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve início, em 11 de novembro de 1955, a construção de uma outra igreja, a atual Basílica Nova. Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo ll e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, sendo o "maior Santuário Mariano do mundo".


Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!




quinta-feira, 11 de outubro de 2012

ANO DA FÉ

  

O Ano da Fé, que será oficialmente aberto pelo Papa Bento XVI em Roma nesta quinta-feira, 11, terá início oficial na Igreja do Brasil no dia 12 de outubro, data em que se comemora a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A abertura se dará durante a missa solene da festa no Santuário Nacional, às 10h, que terá a presidência do Cardeal Arcebispo Emérito de São Paulo, Dom Cláudio Hummes.
       
     Na fé ecoa o eterno presente de Deus, que transcende o tempo, mas que só pode ser acolhida no nosso hoje, que não torna a repetir-se. Por isso, julgo que a coisa mais importante, especialmente numa ocasião tão significativa como a presente, seja reavivar em toda a Igreja aquela tensão positiva, aquele desejo ardente de anunciar novamente Cristo ao homem contemporâneo”.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Fão Francisco Chagas

     Francisco nasceu em Assis, na Úmbria (Itália) em 1182. Jovem orgulhoso, vaidoso e rico, que se tornou o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos.

Com 24 anos, renunciou a toda riqueza para desposar a "Senhora Pobreza". Aconteceu que Francisco foi para a guerra como cavaleiro, mas doente ouviu e obedeceu a voz do Patrão que lhe dizia: "Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?". Ele respondeu que ao amo. "Porque, então, transformas o amo em criado?", replicou a voz. No início de sua conversão, foi como peregrino a Roma, vivendo como eremita e na solidão, quando recebeu a ordem do Santo Cristo na igrejinha de São Damião: "Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas".

Partindo em missão de paz e bem, seguiu com perfeita alegria o Cristo pobre, casto e obediente. No campo de Assis havia uma ermida de Nossa Senhora chamada Porciúncula. Este foi o lugar predileto de Francisco e dos seus companheiros, pois na Primavera do ano de 1200 já não estava só; tinham-se unido a ele alguns valentes que pediam também esmola, trabalhavam no campo, pregavam, visitavam e consolavam os doentes. 

A partir daí, Francisco dedica-se a viagens missionárias: Roma, Chipre, Egito, Síria... Peregrinando até aos Lugares Santos. Quando voltou à Itália, em 1220, encontrou a Fraternidade dividida. Parte dos Frades não compreendia a simplicidade do Evangelho. Em 1223, foi a Roma e obteve a aprovação mais solene da Regra, como ato culminante da sua vida.

Na última etapa de sua vida, recebeu no Monte Alverne os estigmas de Cristo, em 1224. Já enfraquecido por tanta penitência e cego por chorar pelo amor que não é amado, São Francisco de Assis, na igreja de São Damião, encontra-se rodeado pelos seus filhos espirituais e assim, recita ao mundo o cântico das criaturas. 

O seráfico pai, São Francisco de Assis, retira-se então para a Porciúncula, onde morre deitado nas humildes cinzas a 3 de outubro de 1226. Passados dois anos incompletos, a 16 de julho de 1228, o Pobrezinho de Assis era canonizado por Gregóri

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Mensagem ao jovem


Eu começo com um simples caso.
Depois comando sua vida por acaso.
Sou seu melhor amigo, mãe, pai, amante, algo fulminante.
Eu controlo, mando, ordeno, simplesmente invento.
Você aceita, concorda, se humilha, me implora.
Eu não sou egoísta, adoro ser repartido com os outros.
Eu não sou mentiroso, sou apenas teimoso.
Vivo com aqueles que não sabem raciocinar, só agem por falar.
Sou o carinho na hora de aflição.
Sou o impulso que logo lhe estende a mão.
Mas tem um, porém; eu fico muito nervoso!
Quando eles não acreditam que eu sou seu dono.
Eu me irrito facilmente, quando eles descobrem que não sou tão bondoso.
Eu vingo, destruo, te levo junto comigo para um poço sem fundo.
Eu arrasto, torturo, me alegro com esses “idiotas importunos”.
Eu me realizo, me sinto imbatível, quando todos voltam atrás, e se dão conta que eu sou insubstituível.
Mas tenho medo! Eu que sou o “chefe do desespero”.
Eles podem opinar em não me querer ou amar.
Pois existe alguém que pode me exterminar.
Eu faço de tudo para “você” não o encontrar.
Porque caso contrário, que ódio! Eles irão se apaixonar.
Perto dele eu não sou ninguém, mas para meus “escravos” eu sou alguém.Pó, pedra, injeção, remédio, perfume, alucinação, não importa o que for eu sempre serei o “Pai da ilusão”.
Mas ele, ah não!Acaba com todo sofrimento, dor e a impulsiva “Paixão”.
Eu odeio falar, citar, ou sem querer comentar, que “Ele” é mais forte do que eu, mais amoroso, compreensivo, bondoso...
Enquanto eu quero lhe amarrar, prender, sacrificar...
Ele não! Ele quer te encontrar, buscar, amar e principalmente salvar...
Do que eu sou capaz de fazer em poucos minutos, mas que te leva para lugares escuros. Eu sou assim, e quero você, pra mim.
Mas depende de você, que “DROGA”, escolher entre um caminho feliz ou se perder nos prazeres do meu “mundo infeliz...”.