domingo, 24 de fevereiro de 2013

Como ser um “jovem sarado”na Quaresma






Louvado Seja Deus!  Louvado seja o Filho de Deus que assumiu sua condição humana para nos dar a esperança da Ressurreição. Iniciamos na quarta-feira de Cinzas o tempo Sagrado da Quaresma. A Bíblia usa com freqüência o período de 40 dias (ou 40 anos) para indicar períodos especiais, que criam um clima adequado para algo que vai acontecer.
Povo caminha 40 anos no deserto, antes de entrar na Terra Prometida.  Foi uma experiência de Purificação dos falsos deuses, de Adesão aos mandamentos (Aliança) e de solidariedade no deserto; Elias caminha 40 dias e 40 noites até o Monte sagrado de Horeb; O Dilúvio: 40 dias para purificar a humanidade corrompida; Moisés: 40 dias no Sinai antes de receber a Lei; Jesus40 dias no deserto antes de iniciar a vida pública.
Portanto a quaresma para nós é um tempo forte de conversão e renovação em preparação para a Páscoa: passagem da morte para a vida.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

A liturgia da Quarta-Feira de Cinzas


"Convertei-vos a mim de todo o vosso coração com jejuns, com lágrimas, com gemidos". (Joel 2,12). Os sofrimentos, as calamidades que afligiam naquele tempo a terra de Judá estimulam o autor sagrado a encorajar o povo eleito à conversão, isto é, a voltar com confiança filial ao Senhor dilacerando o seu coração e não as vestes. De fato, recorda o profeta, ele "é clemente e compassivo, paciente e rico em misericórdia e se compadece da desgraça" (2, 13). O convite que Joel dirige aos seus ouvintes também é válido para nós.